15 ago 2011

A energia brasileira é uma das mais caras do mundo, quando tem tudo para ser a mais barata

Author: vox | Filed under: Curioso, Ética, Política, Responsabilidade Social

Fonte:www.energiaaprecojusto.com.br

A energia brasileira é uma das mais caras do mundo, quando tem tudo para ser a mais barata
Isso pode mudar. Isso tem que mudar

Por que a energia no Brasil é cara?

No Brasil, 77% de toda a energia produzida vem de usinas hidrelétricas, a fonte mais barata que existe. Mas a construção das usinas e sistemas de transmissão e distribuição é um investimento bilionário. Para viabilizar essa construção, o governo faz contratos de concessão com empresas e o investimento é recuperado cobrando-se um valor adicional nas contas de luz. Portanto, quem paga pela construção do sistema elétrico é o consumidor. As contas são mais altas no período de amortização. Porém, passados 35 anos, limite máximo definido pela lei para a recuperação do investimento, a tarifa tem que baixar, e muito…
Essa dívida não acaba nunca?

Tem que acabar. A conta já está paga.
As concessões das usinas mais antigas do Brasil venceram em 1995. Na época, as companhias receberam compensações bilionárias, equivalentes a aproximadamente 144 bilhões de reais, em valores de hoje. Além disso, tiveram seus contratos prorrogados sem leilão, sem concorrência, por mais 20 anos, totalizando uma media de 56 anos de concessão. Ou seja, os brasileiros já estão pagando essa conta há mais de cinco décadas. Tempo mais que suficiente para pagar os investimentos. Esses contratos vencerão de novo em 2015.
Nossa energia pode ficar mais barata?

Pode. Basta cumprir a lei. Lei mais

PDF Editor    Enviar artigo em PDF   

Leave a Reply

You must be logged in to post a comment.


Warning: Invalid argument supplied for foreach() in /home/playwebc/public_html/wp-content/plugins/cute-profiles/processors/cute_1.php on line 25